TT Ads

Escrever um código pode ser uma tarefa simples ou complicada, dependendo do resultado que espera-se obter com ele. No entanto, seja para escrever um código HTML simples ou um código um pouco mais complexo é necessário ter conhecimento do código base ou sintaxe básica do HTML.

A sintaxe básica do html, como o nome já sugere, é o conjunto de comandos fundamentais para que os navegadores (browsers), possam identificar e interpretar o código corretamente.

Agora, vamos ver na prática como é a estrutura básica do html e logo a seguir, uma explicação detalhada de cada comando.

A sintaxe ou estrutura básica do HTML5

<!DOCTYPE html>

<html lang=”pt-br”>

<head>

<meta charset=”UTF-8″><meta http-equiv=”X-UA-Compatible” content=”IE=edge”>

<meta name=”viewport” content=”width=device-width, initial-scale=1.0″>

<link rel=”shortcut icon” href=”favicon.ico” type=”image/x-icon”>

<title>título</title>

</head>

 

<body>

</body>

</html>

Agora cada linha de forma mais detalhada:

<!DOCTYPE html>

DOCTYPE não é uma tag, mas sim, uma declaração que informa ao navegador qual tipo de documento esperar. A declaração DOCTYPE é utilizada na primeira linha do código HTML. 

Observação: Apesar de ser bastante comum a escrita da declaração DOCTYPE, o navegador não faz diferenciação sobre a forma como ela é escrita, seja com letras maiusculas ou minúsculas, logo, podemos utilizar de varias maneiras:

Dica: A <!DOCTYPE>declaração NÃO diferencia maiúsculas de minúsculas.

Exemplos

<!DOCTYPE html>
<!DocType html>
<!Doctype html>
<!doctype html>
 
 

<html lang=”pt-br”> 

A tag HTML é utilizada para abrir de forma oficial o documento. A tag HTML é uma tag de abertura e fechamento, isso quer dizer que ao ser aberta, precisa ser fechada.

Junto com a tag HTML podemos utilizar o atributo indicativo de idioma, que informa ao navegador o idioma em que o documento foi escrito ou o idioma predominante. Para isso, após abrir a tag HTML, inserimos o atributo lang acompanhado do sinal de igual e entre aspas, a sigla indicativa de idioma. 

<head>:

A tag head, assim como a tag HTML, também é uma tag de abertura e fechamento, ou seja, ao ser aberta, necessita ser fechada.

A tag head abriga os metadados e outros scripts que executam ações dentro da página e deve ficar localizada entre a tag HTML e a tag body.

<meta charset=”UTF-8″>

 A tag de metadados charset UTF 8, serve para indicar aos navegadores o conjunto de caracteres utilizados no documento. Existem uma variedade de charset e a escolha pelo UTF-8 se deve ao fato de ser o conjunto que identifica caracteres em português brasileiro, como acentos e cedilha, por exemplo. Se você estiver escrevendo um documento html em outro idioma, fique de olho no conjunto de caracteres que mais se adequa.

<meta name=”viewport”content=”width=device-width, initial-scale=1.0″>

Viewport é um metadado de responsabilidade para o documento HTML, afinal você não vai querer publicar um site que não seja responsivo, não é verdade? Por isso, viewport pode sim, ser considerado como integrante da sintaxe básica de HTML.

<meta name=”viewport” content=”width=device-width, initial-scale=1.0″>

Isso fornece ao navegador instruções sobre como controlar as dimensões e o dimensionamento da página.

parte width=device-width define a largura da página para seguir a largura da tela do dispositivo (que varia dependendo do dispositivo).

parte initial-scale=1.0define o nível de zoom inicial quando a página é carregada pela primeira vez pelo navegador.

<title>Título da página </title>

A tag title permite que um título somente de texto seja inserido no documento html e é exibido na barra de títulos do navegador, juntamente com o favicon<title>título</title>

O conteúdo do título de uma página é muito importante para a otimização de mecanismo de busca (SEO)! O título da página é usado pelos algoritmos do mecanismo de pesquisa para decidir a ordem ao listar as páginas nos resultados da pesquisa.

<title>elemento:

  • define um título na barra de ferramentas do navegador
  • fornece um título para a página quando ela é adicionada aos favoritos
  • exibe um título para a página nos resultados do mecanismo de pesquisa

Aqui estão algumas dicas para criar bons títulos:

  • Escolha um título mais longo e descritivo (evite títulos de uma ou duas palavras)
  • Os mecanismos de pesquisa exibirão cerca de 50 a 60 caracteres do título, portanto, tente não ter títulos mais longos do que isso
  • Não use apenas uma lista de palavras como título (isso pode reduzir a posição da página nos resultados da pesquisa)

Portanto, tente tornar o título o mais preciso e significativo possível!

Observação: você NÃO pode ter mais de um <title>elemento em um documento HTML.

</head>

 

Aqui temos o fechamento da tag head. É importante observar se as tags que precisam ser fechadas, estão dessa forma, pois não fechar tags que exigem fechamento impacta diretamente na funcionalidade do documento.

<body>

 

A tag body abriga todo o conteúdo que é exibido ao usuário na tela como cabeçalhos, parágrafos, imagens, hiperlinks, tabelas, listas, etc.

Observação: Só pode haver um <body> elemento em um documento HTML.

</body>

Aqui temos a tag de fechamento body. Ela indica que a parte de conteúdo da página chegou ao final.

</html>

Aqui temos a tag de fechamento HTML. Ela indica que o documento chegou ao final.

E aí? Conseguiu entender como é a estrura básica de um documento html?

Se tiver qualquer dúvida, sugestão, críticas, não deixe de enviar para a gente, ok?

TT Ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *